Contato

(21) 2593… | (21) 3273…
(21) 2599… | (21) 3273…
(21) 2229… | (21) 2229…

Rua Álvaro Miranda 73, Pilares
Rio de Janeiro – RJ/Brasil CEP: 20760-000

PAREDE EM DRYWALL OU ALVENARIA?

Poucos sabem, mas o que define se o resultado de sua obra será um sucesso ou um desastre, nada mais é que a escolha correta dos materiais e sistemas construtivos.

Você sabia que muitos profissionais e clientes ainda têm dúvidas na hora de escolher entre drywall e paredes convencionais (em alvenaria de tijolos)?

Por isso, para auxiliar essa decisão, listamos aqui alguns prós e contras do uso do sistema drywall comparados com a alvenaria.

Pensando nisso, vamos colocar abaixo os principais prós e contras do drywall em relação a alvenaria.

PRÓS:

1 – Em projetos: menos é mais

O sistema drywall permite construir paredes com menor espessura que as paredes convencionais em alvenaria de tijolos, ganhando aproximadamente 5% de área útil no projeto.

Tal percentual pode parecer baixo, mas este número faz muita diferença principalmente em projetos como apartamentos e salas comerciais com áreas pequenas, onde todo acréscimo de espaço é super importante,

 

2 – Em projeto: criatividade

Pensou em algo mais personalizado? O sistema drywall permite soluções criativas como paredes curvas, recortes para iluminação embutida em painés e muito mais. Além disso, é uma ótima saída para projetos de mobiliários, como prateleiras, estantes e nichos, que quando feitos com outros materiais, ficam muito mais caros.

 

3 – Durante a obra: rapidez e limpeza

Por ser um sistema de construção a seco (dry), reduz o uso de água, um recurso cada vez mais precioso, além de consumir relativamente pouca energia para sua fabricação. Além de gerar apenas 5% de resíduos na obra, que são totalmente recicláveis, contra quase 30% do processo tradicional em alvenaria.

A tecnologia drywall valoriza a mão de obra envolvida em todas as fases de sua utilização, desde a escolha de materiais, passando pela montagem e até manutenção preventiva, ajudando no aumento de renda dos profissionais envolvidos. Por ser bem mais leve, reduz o esforço físico em comparação com os métodos construtivos tradicionais

Por fim, tem como principais qualidades além do preço, a leveza, rapidez na execução do projeto e total precisão dimensional e geométrica. Além da geração de resíduos ser mínima, o que proporciona mais economia em todas as etapas da obra.

 

4 – No resultado: precisão e qualidade de acabamento

Outra vantagem do drywall é a precisão que se consegue atingir em termos de medidas de projeto e nivelamento de paredes e um acabamento perfeitamente liso

Além disso, as paredes em drywall aceitam uma grande diversidade de revestimentos além da pintura, como texturas, papéis de parede, cerâmicas e azulejos.

PS: para evitar transtornos, lembre-se sempre das devidas vedações e impermeabilizações necessárias como em qualquer outro material.

 

5 – No resultado: resistência ao fogo

Naturalmente o drywall já possui características em sua composição que reduzem a propagação das chamas.

Porém, caso queira algo mais específico como um efeito retardante ao fogo, ou seja, impedir seu alastramento, recomenda-se um tipo especial de drywall: o drywall rosa.

Este tipo é recomendado para saídas de emergência ou em áreas de grande risco de incêndio. As vantagens além da praticidade de instalação do material, é o valor relativamente baixo às outras técnicas de isolamento e a capacidade de “segurar o fogo” por até 90 minutos.

 

6 – No resultado: isolamento acústico

Os sistemas drywall conseguem melhor isolamento do som e contribuem para o conforto nos ambientes no que se refere à transmissão de ruídos. Porém pode-se potencializar o isolamento incluindo entre as chapas materiais fibrosos, como lã de rocha ou lã de vidro.

Portanto, é possível obter um ótimo isolamento acústico e térmico, dependendo da estrutura interna projetada. Para verificação dos índices termoacústicos dos diferentes tipos de chapas, disponibilizamos tabelas com o desempenho de cada produto.

 

7 – Pós-obra: manutenção

Uma grande vantagem do drywall está no pós-obra, quando surgem eventuais necessidades de manutenção e reparos, como na ocasião de vazamentos de água, por exemplo.

Nesse caso, rasga-se apenas a parte necessária para o acesso à tubulação e conserto do encanamento, sendo possível posteriormente fechar a abertura com o mesmo pedaço de chapa existente.

Assim, tem-se uma rápida e total reconstituição da parede, sem ter que quebrar e sujar tudo de novo como em manutenções em paredes comuns de tijolos ou blocos.

 

Agora que vimos algumas vantagens do drywall em relação às paredes em alvenaria de tijolos, agora vamos apontar algumas poucas desvantagens desse sistema.

 

CONTRAS:

1 – Resistência

O sistema é menos resistente a impactos do que a alvenaria.

Porém cabe lembrar que o drywall atende aos requisitos de desempenho técnico em relação a pesos, impactos e outros aspectos exigidos pelas normas e regulamentações.

 

2 – Uso em paredes externas

Importante: O drywall não pode ser utilizado para execução de paredes externas, que estejam submetidas à ação do tempo.

Mesmo as placas verdes, que tem resistência à umidade, devem ser utilizadas somente em ambientes internos da edificação, em áreas secas, úmidas ou molhadas, como cozinhas e banheiros.

 

3 – Instalação de móveis e equipamentos

Móveis e equipamentos como prateleiras, bancadas, nichos, televisores e outros, podem ser instalados em paredes de drywall, porém será necessário o uso de itens específicos, como buchas apropriadas, ou até mesmo prever estruturas internas de reforço metálico adequadas para o peso que as paredes irão suportar.

 

4 – Vulnerabilidade à insetos

Insetos podem alojar-se e constituir colônias no interior de quaisquer sistemas construtivos e instalações das mais variadas naturezas

Como o drywall é composto por perfis metálicos e chapas de gesso acartonado, existe um espaço vazio entre as placas, que pode possibilitar alguma proliferação de pequenos insetos como cupins e traças no seu interior.

Porém, testes realizados pelo IPT, em São Paulo, demonstram que as chapas de gesso não são atacadas por cupins; as estruturas, por sua vez, são compostas por perfis de aço galvanizado; e, para completar, o isolamento térmico e acústico dos sistemas, quando necessário, é executado com lã mineral ou de vidro, outro material inerte que não serve como alimento a insetos ou fungos. Sendo assim, o “ambiente” interno dos sistemas drywall acaba sendo hostil, minimizando esse possível problema.

 

Deu pra tirar suas dúvidas? Agora está certo de que o drywall é supereficiente?

 

Gosta de exclusividade, materiais e atendimento diferenciado? É só entrar em contato com a gente.
Faça o teste: entre em contato com a gente sem compromisso
Telefone: (21) 2593-9223
Whatsapp: (21) 99004-0478
Email: [email protected]
Se preferir venha nos visitar! Estamos localizados em Pilares, Na Rua Álvaro Miranda, nº 73, a menos de 5 minutos da saída 4 da Linha Amarela (e a apenas 20 minutos do

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *